O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quinta-feira (4/9) que a União Europeia reconheceu oficialmente o Brasil como país livre de gripe aviária. A decisão abre caminho para a retomada das exportações de carne de frango aos países do bloco econômico.
Segundo Fávaro, o reconhecimento foi confirmado durante videoconferência com o comissário europeu Olivér Várhelyi. “Tivemos o reconhecimento do status do Brasil como livre de gripe aviária, o que permite a retomada das exportações de carne de frango para a Europa”, declarou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais.
Fim das restrições
O aval europeu vem após meses de restrições impostas por mais de 40 mercados, que suspenderam ou limitaram as compras de aves brasileiras desde a confirmação de um foco da doença no município de Montenegro (RS), em maio de 2025.
Para recuperar o status sanitário, o governo brasileiro determinou um vazio sanitário de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais. Em 18 de junho, o Brasil se declarou livre da gripe aviária e notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que reconheceu a condição em 26 de junho.
Impacto para o setor
Com a liberação, as exportações brasileiras de carne de frango para a União Europeia devem ser gradualmente normalizadas. O bloco é um dos principais destinos do produto, e a expectativa é que o setor retome rapidamente os embarques após meses de queda.
Fonte: Boca de Zero Nove