A Prefeitura de Salvador encerrou, na tarde desta segunda-feira (8), a Operação Plantio-Chuva 2025 com mais uma etapa da iniciativa voltada à arborização da cidade. A ação ocorreu no bairro do Itaigara, nas proximidades do Shopping Cidade, onde foram plantadas 26 mudas de espécies como sibipiruna e jacarandá.
Promovida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), a Operação Plantio-Chuva é realizada anualmente e aproveita o período de maior incidência de chuvas para facilitar o enraizamento e a adaptação das mudas ao solo urbano.
De acordo com a Secis, o balanço da iniciativa aponta crescimento progressivo na quantidade de árvores plantadas nos últimos anos. Em 2021, entre março e agosto, foram contabilizadas 7.647 mudas, enquanto que, em 2022, foram 8.661. Em 2023, o quantitativo ficou em 4.656, saltando em 2024 para 10.175 e, neste ano, para 12.640.
Segundo o titular da pasta, Ivan Euler, o período chuvoso é estratégico para intensificar a arborização. “Durante a operação, o plantio de árvores é elevado. As árvores plantadas seguem as diretrizes, com altura de 2,5 metros. Embora, neste momento, algumas delas ainda não sejam totalmente visíveis devido ao seu porte, representam a esperança, por parte da secretaria, de uma cidade cada vez mais arborizada. Elas crescerão em breve, como as que plantamos em anos anteriores, e a população poderá apreciar uma cidade mais verde”, afirmou.
Euler falou ainda sobre o crescimento do número de árvores plantadas em 2025. “A cada ano, implementamos novas ações, e este ano foi o período em que mais plantamos árvores desde o início de 2021, ultrapassando 12 mil plantios. Esta operação é crucial, pois nos permite intensificar e expandir a arborização em nossa cidade”, acrescentou.
Apesar do avanço, o secretário chamou atenção para a necessidade de conscientização da população em relação à preservação das mudas. “Gostaria de aproveitar este momento para abordar um desafio que enfrentamos: o vandalismo. Infelizmente, algumas árvores sofrem perdas por diferentes motivos, mas esse ainda é o principal problema em Salvador”, completou Ivan Euler.
O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, também avaliou o resultado de forma positiva.
“Neste ano, alcançamos um índice muito positivo. Desde 2021, a operação de plantio de árvores registrou o maior número de mudas plantadas. Decidimos estender a operação, aproveitando o período de chuvas recentes na cidade. A avaliação deste ano é extremamente positiva, superando todas as expectativas. Para nós, é muito importante termos plantado mais de 12 mil árvores em diversas localidades do município. Isso demonstra o compromisso da gestão municipal com a arborização urbana”, disse.
Moradores e frequentadores da região do Itaigara também elogiaram a ação da Prefeitura de Salvador. Para a assistente social Alessandra Gomes, de 38 anos, que trabalha no bairro, a iniciativa da gestão “ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula na região”. “Além de embelezar e trazer benefícios para o clima”, emendou.
A estudante Vanessa Pitangueiras, de 17 anos, que utiliza o sistema BRT da região do Itaigara para se locomover, avaliou que a arborização contribui para o bem-estar urbano. “É bom ver esse cuidado da Prefeitura. A gente sente a diferença quando a cidade fica mais verde e com sombra para caminhar. Qualquer cidade do mundo precisa mesmo de mais áreas verdes”, contou.
Desde o início da operação em 2025, a iniciativa percorreu diferentes pontos da cidade, incluindo todo o trecho entre a Lapa e o Shopping da Bahia e as avenidas Gal Costa e 29 de Março, que receberam centenas de mudas.
Fonte: Boca de Zero Nove