O deputado estadual Robinson Almeida (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), reafirmou nesta sexta-feira (12) seu compromisso com a valorização dos professores e declarou apoio irrestrito ao projeto de lei encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que autoriza o pagamento do Precatório 2025 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Para o parlamentar, que também é membro da Comissão de Educação, a proposta representa um marco na política de valorização dos profissionais da rede pública de ensino e precisa ser apreciada com rapidez pelo Legislativo.
“Os professores merecem esse reconhecimento imediato. Nosso compromisso é garantir que o projeto seja votado e aprovado com celeridade, para que, ainda em setembro, o pagamento esteja assegurado na conta dos profissionais da educação, como determinou o governador Jerônimo Rodrigues”, destacou Robinson Almeida, que esteve reunido com o chefe do executivo, ao lado de outros deputados.
O texto enviado à Assembleia estabelece o pagamento da primeira parcela, correspondente a 40% do precatório, além da concessão de um abono a professores da ativa e aposentados. A expectativa do governo é de que, após aprovação e sanção, os valores da primeira parcela sejam liberados ainda este mês. Os outros dois pagamentos devem acontecer em 2026 e 2027.
Robinson Almeida sublinhou que a aprovação da matéria não se limita ao cumprimento de uma obrigação legal, mas traduz o compromisso do Estado em fortalecer a escola pública e respeitar quem atua na formação das novas gerações.
“Trata-se de uma conquista que fortalece a educação e dá tranquilidade aos professores, ativos e aposentados. Valorizamos quem ensina porque sabemos que não há futuro sem uma escola pública forte. Meu papel na Assembleia é trabalhar, ao lado dos colegas deputados, para que essa medida seja votada e concretizada com a rapidez que a categoria merece”, afirmou o deputado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Fonte: Boca de Zero Nove