Com o objetivo de motivar pessoas, famílias e comunidades para lerem, conhecerem e viverem sempre melhor a Palavra de Deus, a Igreja dedica o mês de setembro à Bíblia Sagrada. É um livro sempre atual e diferente de todos os outros porque precisa ser lido com fé. A Bíblia tem 1.189 capítulos e 31.000 versículos. Figuram, com algumas variantes, 3.573 promessas “Não tenhas medo” e foi traduzida em 2.500 idiomas.
NO PASSADO, havia muitas dificuldades para ler a Bíblia, porque somente alguns tinham acesso ao texto Sagrado. Hoje, ela está presente em quase todas as livrarias, igrejas e comunidades. Porém, surgiram outras dificuldades como, o complexo mundo das redes sociais e a agitação em que vivemos. Diante dessa realidade, muitos afirmam que não tem tempo para ler a Palavra de Deus. Eis uma grande desculpa!
NOSSA vida não é somente trabalho, produtividade, horas e mais horas diante da televisão e nos comunicando nas redes sociais. Para sermos felizes é necessário redescobrir os valores mais importantes como: a família, a Igreja, os amigos, a oração e dedicar a eles o tempo que merecem. E, um dos valores fundamentais na vida do cristão, é a vivência da Sagrada Escritura, que deve ser “o pão nosso de cada dia”.
MUITOS têm medo de ler a Bíblia porque ela denuncia injustiças, opressões, desigualdades sociais e a corrupção. Provoca mudança nas pessoas e na sociedade. Aponta novos caminhos de justiça, solidariedade e fraternidade. Julga os pensamentos e os desejos dos corações humanos. Não há nada que se possa esconder da Palavra de Deus. Ela continua falando à nossa vida pessoal, familiar, comunitária e política.
NUM MUNDO, onde milhões de palavras são transmitidas por segundo, e quando as mensagens de hoje, pouco valerão amanhã, é sempre conveniente lembrar que existem palavras eternas. Jesus admoestava seus ouvintes com está pergunta: “Ainda não lestes as Escrituras?” (Mc 12,10) e “As minhas palavras não passarão” (Mc. 13,31). Os males do mundo derivam em não conhecer e viver as “palavras que não passam!”.
A BÍBLIA, portanto, deve ser o alimento espiritual de todos, porque nos dá coragem e esperança nos sofrimentos de cada dia. Indica quem somos, o que devemos fazer e para onde vamos depois da morte. A Palavra de Deus sempre ilumina a nossa vida. É uma verdadeira “Estrela Guia” a iluminar nossos passos. E o apostolo Paulo nos pede: “Sede praticante da Palavra e não meros ouvintes” (Tg.1, 22).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
Fonte: Boca de Zero Nove