Foi publicado neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado, a licitação de obra de macrodrenagem da localidade do Bate-Facho, situado entre os bairros do Imbuí e Pituaçu, em Salvador. A comunidade, que fica próxima ao Parque Metropolitano de Pituaçu, sofre há décadas com alagamentos que chegam a 2 metros de altura. A intervenção será viabilizada através do Novo PAC do Governo Federal, em mais uma parceria Bahia-Brasil.
O Bate-Facho encontra-se logo abaixo da barragem de Pituaçu, antigo manancial de abastecimento de água da capital baiana. Quando ocorrem chuvas intensas, o vertedouro da barragem extravasa água através de canal de escoamento que corta a comunidade. No entanto, ele não tem sido suficiente para lidar com os volumes de água da chuva e do vertedouro da barragem somados.
Com o projeto que será licitado, o Governo do Estado pretende aumentar a vazão do canal já existente através de sua requalificação e também trabalhar com uma bacia de detenção do outro lado da Avenida Paralela.
Um sistema de escoamento será construído para permitir que o lago da Barragem Cachoeirinha, do outro lado da Paralela, receba as águas de Pituaçu sem apresentar risco aos moradores do Bate-Facho, evitando a ocorrência de alagamentos. A estimativa é que, a partir dos mecanismos de vazão controlada, as águas acumuladas sejam escoadas de forma segura em poucas horas.
“A Conder foi a primeira empresa pública do Brasil a dar início a projetos de macrodrenagem através do Novo PAC e agora temos pela frente mais um grande desafio nessa área. Fruto da parceria do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula, com o apoio do ministro Rui Costa, já temos assegurado R$ 600 milhões para melhorar a qualidade de vida da população em diversos bairros de Salvador, a exemplo da Massaranduba, Vila Ruy Barbosa, Calçada, Dom Avelar e Bairro da Paz”, destacou o presidente da Conder, José Trindade.
A licitação será integrada, ou seja, a empresa contratada realizará os projetos básicos e executivos baseados em um anteprojeto elaborado pela Conder e será incentivada a usar as técnicas mais eficazes e sustentáveis. A abertura das propostas acontecerá em 14 de novembro de 2025.
Fonte: Boca de Zero Nove