A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) participa da primeira edição da Conferência e Feira de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (1° NORVERDE), que acontece nesta semana em Aracaju (SE). Durante o evento, a coordenadora de Recursos Hídricos da Sema, Larissa Cayres, lotada na Diretoria de Programas e Projetos (DIPRO) da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (SIDA), ministrou nesta quinta-feira (28) uma oficina sobre Gestão de Conflitos, especialmente voltada para os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).
A especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos trouxe a sua experiência na condução de políticas públicas de gestão participativa da água, reforçando a importância do diálogo entre sociedade civil, usuários e governo na busca por soluções sustentáveis para os desafios hídricos da região.
Para Larissa, a realização da conferência representa um espaço estratégico para fortalecer a cooperação entre estados da região, promover a troca de experiências e construir soluções inovadoras. “O NORVERDE está sendo uma oportunidade incrível de discutir possíveis caminhos e soluções para enfrentar os desafios para o desenvolvimento sustentável a segurança hídrica em tempo de emergência climática”, afirmou a coordenadora.
O NORVERDE surge como um movimento pioneiro no Nordeste, reunindo governos, líderes políticos, empresários, técnicos, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade para debater o meio ambiente sob uma ótica regional. O evento propõe-se a discutir de forma transversal os desafios e oportunidades do Nordeste em temas como gestão de recursos hídricos, combate à desertificação, biodiversidade e energias renováveis.
Fonte: Boca de Zero Nove