Animais suspeitos de zoonoses devem ser levados para o CCZ, diz coordenador – Acorda Cidade

Cães, gatos e animais de pequenos portes cujos tutores suspeitem de que estejam com alguma zoonose que pode contaminar humanos, devem entrar em contato com o Centro de Zoonoses de Feira de Santana, que providencia diagnóstico e atendimento veterinário.

Zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e pessoas. Essas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitas ou outros patógenos. Daí a necessidade de cuidados imediatos com o surgimento de sintomas.

A transmissão pode acontecer de várias formas: o contato direto ao tocar animais infectados, seus fluidos corporais ou excrementos, contato indireto, por meio de alimentos, água ou solo contaminados e de alimentos, a Ingestão de carne, leite ou ovos contaminados. 

Uma das zoonoses mais conhecidas é a raiva animal, que, se o humano for contaminado, pode matar, caso não seja devidamente tratada. É transmitida pela mordida de um animal infectado. 

O interessado no atendimento, disse o coordenador do Centro de Zoonoses, Gabriel Cavalcante, deve entrar em contato com o setor, pelo telefone 3617.3237, e informar o endereço e descrever, se possível, alguns sintomas e comportamento do animal.

“Uma equipe vai ao local informado e o veterinário avalia se o animal deve ou não ser levado para o Centro de Zoonoses, onde recebe o devido tratamento”, afirmou coordenador.  

O CCZ fica responsável pela alimentação de todos os animais que ficam sob sua responsabilidade – em tratamento ou apreendidos em vias públicas  – cavalos e outros de grande porte, são recolhidos porque pastam nas ruas e oferecem perigo aos motoristas.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment