Agentes são capacitados para proteger portos da Bahia e combater crimes

A atuação integrada das forças de segurança nos portos da Bahia ganhou reforço com a certificação de agentes em Mergulhador de Segurança Pública com Especialização em Varredura de Casco de Navio. O curso, realizado pela Polícia Federal com apoio da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), ONU, Marinha do Brasil, Fuzileiros Navais, Corpo de Bombeiros e empresas do setor portuário, capacitou policiais federais, civis, militares e guardas portuários para enfrentar o tráfico internacional de drogas e o crime organizado.

Durante a cerimônia de certificação, o presidente da Codeba, Antonio Gobbo, destacou que a segurança é um fator estratégico e decisivo para a competitividade dos portos baianos no comércio exterior. “Investimos em equipamentos, lanchas, armamentos e treinamento da nossa Guarda Portuária, sempre com apoio da Polícia Federal. Segurança e operação portuária caminham juntas”, afirmou.

O subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, reforçou a importância da integração entre as forças estaduais, federais e da defesa, com troca de experiências e compartilhamento de inteligência, garantindo ações mais efetivas nas áreas portuárias.

O delegado do NEPOM, Márcio Cunha, explicou que o treinamento de varredura submersa é complexo e arriscado, exigindo técnicas de segurança para evitar acidentes durante a inspeção de cascos de navios. “Era um desafio capacitar nossos agentes, mas alcançamos um resultado de excelência”, comentou.

Além disso, cerca de 20 guardas portuários que atuam nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus concluíram a segunda etapa do curso, com simulações embarcadas de abordagens operacionais, controle de acesso, patrulhamento e uso diferenciado da força. O treinamento prepara os profissionais para atuar em situações complexas e fortalecer a proteção de uma área estratégica para a economia da Bahia e do Brasil.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment