Uma estátua da cantora Preta Gil foi instalada nesta segunda-feira (15) na orla de Copacabana, ao lado da imagem de seu pai, Gilberto Gil, em frente ao Copacabana Palace. A homenagem atende a pedidos de fãs para reforçar o legado da artista, que morreu em julho deste ano, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino.
A escultura foi colocada próxima à residência de Gilberto Gil no Rio de Janeiro. A iniciativa foi organizada pelo quiosque Areia MPB, administrado pela Orla Rio, que já havia instalado a estátua do cantor em 2023. Bruno de Paula, sócio do quiosque, disse: “A estátua da Preta nasceu de um pedido dos próprios fãs, que queriam vê-la eternizada ao lado da de seu pai. Para nós, é uma honra atender a esse desejo e transformar o Quiosque Areia em um espaço de memória e afeto.”
Preta Gil iniciou a carreira musical aos 29 anos, após atuar como produtora e publicitária, lançando o primeiro álbum, Prêt-à-Porter, em 2003, que trouxe o sucesso “Sinais de Fogo”, composto por Ana Carolina. Recentemente, o trajeto oficial dos megablocos do Rio foi rebatizado como “Circuito Preta Gil”, em homenagem à cantora.
Fonte: Boca de Zero Nove