Sob o tema “Envelhecer sem vergonha – Com orgulho!”, a 22ª Parada LGBT da Bahia levou uma multidão à Barra, em Salvador, na tarde deste domingo (14). A concentração começou por volta das 14h, no Farol, e seguiu em direção ao Clube Espanhol.
Um dos trios mais aguardados foi comandado pela cantora, dançarina, atriz e primeira vereadora trans do Brasil, Leo Kret, ao lado da banda Selakuatro. A apresentação lotou a Barra e levou o público ao delírio com sucessos do pagodão baiano. Em vídeos enviados ao Informe Baiano, é possível ver foliões fantasiados e com acessórios nas cores da bandeira LGBTQIA+ dançando e acompanhando a festa de perto.
Leo Kret celebrou o momento e ressaltou a importância da Parada. “É um marco de resistência, de visibilidade e de celebração da diversidade. Para Salvador e para a Bahia, tem um peso histórico, porque reafirma o compromisso do nosso estado com a democracia, os direitos humanos e o respeito às diferenças”, destacou.
Organizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a escolha do tema buscou dar visibilidade ao envelhecimento da comunidade LGBT e reafirmar o direito de viver com dignidade em todas as fases da vida. “Envelhecer com orgulho é um direito nosso, sem medo, sem vergonha e sem preconceito”, acrescentou Leo Kret.
A programação contou ainda com outros oito trios elétricos, apresentações artísticas no Palco da Diversidade, mensagens de luta e homenagens. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também esteve presente, oferecendo atendimento de urgência, serviços de prevenção e testagem rápida para HIV e sífilis, além da distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.
Fonte: Boca de Zero Nove