Encontro reúne radioamadores de 4 estados do Nordeste; Bahia está em processo de criação da rede emergencial para casos de desastres – Acorda Cidade

O Estado da Bahia deverá criar uma rede de emergência com radioamadores para ajudar nas comunicações com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. A ideia é que esse trabalho possa ser viabilizado em situações de enchentes, desastres naturais e socorro às pessoas que estejam em áreas isoladas como ocorreu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina há pouco mais de um ano. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O diretor de radioamadorismo da Labre, Liga Brasileira, Moacir Paim, que participou neste final de semana do quinto Encontro de Radioamadores em Conceição do Coité, é quem está nesta articulação com as demais instituições. Ao Acorda Cidade ele trouxe mais detalhes sobre a criação desta rede de emergência.

“Alguns estados já tem essa rede criada, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, alguns estados do Nordeste, e a Bahia está nesse processo de criação em parceria com a Superintendência de Defesa Civil do Estado. Já fizemos reunião e estamos agora naquela parte documental, criação de decreto, para que a gente possa criar oficialmente a rede e a partir daí a gente ter os treinamentos necessários tanto dos radioamadores quanto do pessoal da defesa civil, bombeiros, os resgatistas, para na hora de uma emergência a gente poder chegar junto e auxiliar a população”

Moacir Paim, diretor de radioamadorismo da Labre – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O diretor explicou que o trabalho é voluntário, pois juridicamente não é possível vender o serviço, no entanto, a recompensa dos radioamadores é poder prestar assistências em momentos de gestão de desastres.

“Os radioamadores são voluntários, eles não ganham absolutamente nada, inclusive usam seus próprios equipamentos, arriscados até a perder o equipamento numa enchente, mas todos fazem de extrema boa vontade, porque o nosso papel é ajudar as outras pessoas no momento necessário”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Moacir Paim salientou também que mesmo diante de novas tecnologias o radioamadorismo está fortalecido.

“No Brasil hoje nós temos quase 70 mil radioamadores. No Estado da Bahia, nós somos o 12º estado em quantidade, temos 1.711 radioamadores, mais 2.773 PX rádio cidadão. Então não caiu, porque na hora que acaba a energia elétrica numa catástrofe, por exemplo, a primeira coisa que falha é celular e o radioamador funciona, porque a gente usa uma bateria de carro então o rádio nunca vai morrer, mesmo com toda a tecnologia nova chegando” 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Encontro de Radioamadores promovido pela Arcco Associação que reúne as pessoas que gostam de se comunicar via rádio, se iniciou na noite de sábado (13) e prosseguiu até este domingo (14).

Participaram do evento, radioamadores da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O subtenente aposentado da Polícia Militar, Marcelo Coelho, veio da cidade de Caicó (RN) e descreveu a importância de ser um radioamador.

Marcelo Coelho, radioamador – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu sou radioamador desde os 14 anos de idade, tenho 43 anos de radioamador. É você poder conhecer o mundo sem sair de casa, fazer amigos de vários países, cidades, estados e encurtar distâncias.  E é um hobby interessante porque você, é você levar notícia e informação da sua cidade para pessoas que estão longe, mas também saber notícias e informações de quem está em outros lugares tão distantes de você”

O presidente da Arcco, Esdras Filho destacou o objetivo do encontro de radioamadores em Conceição do Coité.

Esdras Filho, presidente da Arcco – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O objetivo é exatamente a integração. O radioamadorismo, como nós sabemos, é uma modalidade cara, a motivação nossa é a inclusão, quanto mais agregar, melhor. Nós hoje trazemos para o nosso meio, o  pessoal do PX Rádio Escuta, o pessoal que gosta de escuta. O trabalho da Arcco hoje é trazer esse pessoal que está no anonimato ou que está no esquecimento vindo para o nosso meio” 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment