Na manhã desta quinta-feira (28/08), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) realizou a operação “Molon Labe”, que resultou na transferência de quatro internos do Conjunto Penal de Itabuna. Segundo a pasta, os presos exerciam influência negativa sobre os demais detentos e precisaram ser realocados para garantir a segurança e a ordem dentro da unidade.
A ação incluiu revista geral e apreensão de materiais ilícitos, com o objetivo de reorganizar rotinas, reforçar a disciplina e assegurar os direitos previstos na Lei de Execução Penal.
O secretário da Seap, José Castro, destacou o trabalho integrado das forças de segurança e órgãos de controle. “Essa operação evidencia a união entre a Seap, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e demais órgãos para conter o crime organizado dentro do sistema prisional. A investigação da Polícia Penal foi fundamental para identificar essas ameaças”, afirmou.
Participaram da ação equipes especializadas, como o Grupamento Especializado de Operações Prisionais (GEOP), Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), RONDESP, GRAER, Esquadrão Montado de Itabuna, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-Ilhéus).
A operação reafirma o compromisso da Seap em manter a disciplina, segurança e integridade dentro das unidades prisionais da Bahia.
Fonte: Boca de Zero Nove