A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), realizou, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Ferreira Costa – Barris, a 4ª edição da Maratona Empreendedora.
Iniciativa do programa Empreenda Salvador, o evento é voltado para a capacitação de mulheres que desejam fortalecer sua autonomia financeira e ampliar oportunidades por meio do empreendedorismo. Nesta edição, o encontro, que contou com 200 mulheres na plateia, teve como tema “Comunicação Eficaz no Empreendedorismo”, trazendo abordagem para empreendedoras que buscam ampliar sua rede de contatos, fortalecer a marca pessoal e conquistar clientes de maneira assertiva.
A formação foi conduzida em parceria com a Ela Consultoria e Treinamentos, que ao longo de 12 meses desenvolve uma trilha completa de capacitações práticas e acessíveis, passando por temas como planejamento financeiro, presença digital, precificação, liderança feminina e marketing estratégico.
A diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, Maylla Pitta, conta que a maratona é um espaço de inspiração para mulheres empreendedoras, para que elas possam qualificar sua atuação no mercado a partir de acesso a conteúdos no formato de pílulas, com temas estratégicos.
“São mulheres que já estão conosco através do Empreenda Salvador, do Expo Mulher e nos programas de políticas estruturantes em Salvador. Trazemos elas para cá para inseri-las em novos conteúdos, trazendo novidades e inovações, fortalecendo esse relacionamento. Ao mesmo tempo, a gente também vai lapidando as estratégias para qualificação das políticas que temos para esses grupos”, disse.
“A cada maratona, reunimos 80 mulheres por um turno, trazendo um tema estratégico. Hoje, vamos falar sobre Comunicação Eficaz, e fizemos essa parceria com a Ferreira Costa, com um espaço maior, para fazer esse projeto crescer, fortalecendo uma rede para as próximas edições”, concluiu Maylla.
Para a gerente de Empreendedorismo da Semdec, Alécia Mota, a ação é uma forma de ajudar as empreendedoras a se manterem qualificadas e atualizadas naquilo que estão fazendo. “A qualificação é constante e, a cada ciclo, a gente percebe que o aprendizado vem transformando a vida dessas pessoas”.
Representando a Ela Consultoria e Treinamentos, a assistente social Tálua Jarones falou para as mulheres sobre a comunicação eficaz. “Nossa empresa trabalha com impacto social, em especial no ramo de empreendedorismo e capacitação para a construção civil. Estamos hoje em mais um ciclo: são 12 no total, divididos em tecnologia, finanças e preparação profissional”, explicou.
Moradora do bairro da Liberdade, a empreendedora Eva Manuela Régis, 44 anos, trabalha com acessórios infantis e aproveitou a manhã desta sexta para participar do evento.
“Eu aprendi a precificar e a me comunicar melhor com os clientes, com investidores, e até na hora de comprar os insumos para produzir os produtos. Tudo a maratona ajuda, participei de todos os ciclos”, disse ela, que é mãe solo de dois filhos e atua na venda de lacinhos e vestidos infantis para tirar o sustento da família.
Participando desde o primeiro ciclo, Julia Oliveira, 36 anos, empreende há cinco anos com produtos de autocuidado, como sabonetes artesanais e hidratantes.
“Participar da maratona é importante para nos ajudar a desenvolver o negócio, perceber onde podemos melhorar. É um aprendizado. Gostei muito da última aula sobre inteligência artificial, que dá para agregar ao nosso negócio. Foi bem interessante”.
A Maratona Empreendedora oferece vagas gratuitas, certificação, coffee-break e sorteio de brindes, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover iniciativas que estimulem o protagonismo feminino e a geração de renda na capital baiana. Desde a primeira edição, 450 mulheres já foram capacitadas pela iniciativa.
Fonte: Boca de Zero Nove