Entenda o uso de chupeta por jovens e adultos; especialistas alertam sobre riscos

Parecia ser um hábito apenas de crianças, mas, o uso de chupeta vem ganhando popularidade entre jovens e adultos. Isso mesmo, as redes sociais estão cheias de vídeos e fotos desse estilo. A prática começou na China e entre os objetivos dos usuários estão a busca por alívio de tensões, lidar com o estresse e a ansiedade. Porém, especialistas demonstram preocupação com possíveis riscos à saúde.

O popular bico, como também são conhecidos os mamilos artificiais, geralmente de silicone, borracha ou plástico, tem sido utilizado e propagado principalmente nas redes sociais pelo mundo, chegando até ao Brasil.

Chupeta | Foto: Freepik

Jovens e adultos que aderiram ao hábito relatam experiências positivas ao utilizarem a chupeta, como uma sensação de alívio emocional, ajuda com a abstinência do cigarro e há até quem use no trabalho durante crises de Burnout (distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico).

Alguns dos usuários dizem que chuchar (fazer movimentos de sucção com a boca) no bico transmite uma sensação de segurança parecida com a da infância.

O viral das chupetas tem movimentado sites de comércio eletrônico, elas estão disponíveis por preços que podem custar de R$ 19,90 até R$ 400, para algumas que são personalizadas.

A apresentadora Sonia Abrão, de 62 anos, surpreendeu ao aparecer usando chupeta durante o seu programa “A Tarde é Sua”, na RedeTV!, na última terça-feira (12). A jornalista e seus colunistas entraram no estúdio com os bicos na boca.

Sonia Abrão, durante o seu programa “A Tarde é Sua”, na RedeTV! | Foto: Reprodução/ Rede TV!

O uso de chupetas por jovens e adultos, viral das redes sociais, foi um dos temas do programa. “Eu acho um tanto quanto ridículo, mas tá uma polêmica danada”, disse Sonia Abrão que conversou com uma psicóloga sobre os perigos da nova tendência.

Especialistas alertam

O uso prolongado de chupetas pode provocar riscos para a saúde bucal, podendo comprometer a mordida, causar problemas dentários, gerar tensão muscular e aumentar o risco de infecções pela proliferação de bactérias, como explicou o cirurgião-dentista Júlio Brant, mestre em Ortodontia e especialista em Radiologia Oral em entrevista ao portal Terra.

Além de impactos funcionais causados pela presença do bico na boca, podendo interferir na posição da língua, prejudicando a fala e deglutição. Se usada durante o sono, pode ainda contribuir para problemas respiratórios.

Do ponto de vista psicológico, o uso de chupetas por jovens e adultos pode trazer inúmeros prejuízos, inclusive quando a intenção é aliviar sintomas de ansiedade, que é uma condição complexa e não pode ser resolvida apenas com recursos externos, como detalhou a psicóloga Carla Campos em entrevista ao portal Terra.

O bico usado por jovens e adultos pode gerar efeitos psicológicos negativos, como regressão comportamental, estimulando comportamentos infantis e retardando o amadurecimento emocional.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment