A tradicional Festa de São Roque começou na última quinta-feira (7) com a abertura do novenário movimentando a Paróquia Quilombola da Matinha, em Feira de Santana. A imagem do santo foi transportada do povoado de Candeal II para a Igreja Matriz, na sede do distrito de Matinha, onde acontecem as celebrações. Este ano, o tema traz a mensagem: “Que o exemplo de São Roque nos ensine a cuidar, ter fé e esperança.”
Com uma programação diversificada que se estende por 11 dias, o evento une religiosidade, cultura popular, atividades esportivas e ações sociais. Confira a programação:
As missas são realizadas diariamente às 19h30, seguidas de apresentações culturais na praça. Um palco foi montado para acolher os fiéis, assim como as barracas para a tradicional quermesse. Ao todo, a programação prevê 25 atrações culturais, entre bandas, grupos musicais católicos e manifestações artísticas que representa a cultura local.
O grande dia dedicado ao Glorioso São Roque acontece dia 17 de agosto, domingo. A programação especial começa com uma missa solene às 10h, seguida de leilão e shows durante a tarde, reunindo fiéis e visitantes em um clima de celebração e confraternização.
A festa também abre espaço para iniciativas voltadas ao bem-estar da população. No sábado (9), uma ação social será promovida em parceria com o 35º Batalhão de Infantaria do Exército, Polícia Civil e outras instituições, oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade.
Já no dia 10, em comemoração ao Dia dos Pais, o grupo Funcional Motiva realiza um treino especial a partir das 6h da manhã.
A Festa de São Roque é um momento de fortalecimento da fé, valorização da cultura quilombola e de união entre os moradores do distrito de Matinha.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Fonte: Boca de Zero Nove