Ministro da Saúde anuncia programa “Agora Tem Especialistas”, durante visita de Lula a Juazeiro – Acorda Cidade

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Juazeiro, no norte da Bahia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou oficialmente o lançamento do programa Agora Tem Especialistas, uma estratégia que visa ampliar os turnos de atendimento em unidades de saúde como policlínicas, ambulatórios e UPAs, tanto públicas quanto privadas, com foco em reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em um discurso firme, Padilha fez duras críticas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao relembrar a ausência de investimentos na saúde e o descaso com programas sociais.

“Durante muito tempo, o governador Rui Costa teve o esforço de construir essas policlínicas e mantê-las funcionando sem nenhum real de apoio do ex-presidente da República, que agora está lá, batendo continência para a bandeira dos Estados Unidos, ao invés de estar defendendo o povo brasileiro”, disparou o ministro, arrancando aplausos do público.

Segundo Padilha, a chegada de Lula ao poder reverteu esse cenário. E o Ministério da Saúde está atuando diretamente com o governo da Bahia e os municípios, a fim de garantir o funcionamento das unidades existentes, como também a construção de novas policlínicas.

“Graças ao povo da Bahia, o presidente Lula foi eleito, e desde o começo do governo, as policlínicas do Estado têm o apoio permanente com recursos federais. E agora, com o PAC, além do funcionamento, teremos novas unidades construídas em toda a Bahia e em outros estados”, destacou.

Padilha explicou que o Agora Tem Especialistas surgiu a partir de um pedido pessoal do presidente Lula, que considera o programa um sonho de vida. A iniciativa combina consulta especializada, diagnóstico e exames, com foco especial na saúde da mulher, que será prioridade absoluta na estratégia do Ministério da Saúde.

“As mulheres são maioria da população, representam a maioria dos profissionais da saúde, e são as que mais acompanham familiares nos serviços médicos. É justo e urgente cuidar delas com prioridade. Esse programa tem um combo voltado para saúde feminina, algo que o presidente Lula exigiu desde o início.”

O ministro ainda detalhou que o novo programa vai otimizar estruturas já existentes, como as policlínicas regionais, que antes funcionavam de segunda a sexta, e agora poderão operar em turnos estendidos, inclusive aos finais de semana, garantindo mais acesso a consultas especializadas, tomografias e ressonâncias magnéticas.

“A orientação do presidente Lula foi clara: não podemos nos acostumar com pessoas esperando meses ou anos por um exame. Vamos fazer mais com o que já temos. Com a parceria com o governador Jerônimo, as policlínicas da Bahia serão modelo para o Brasil inteiro.”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment