Ação social marca Dia Nacional do Diabetes em Feira de Santana – Acorda Cidade

Boa alimentação

Andréia Silva, coordenadora do Cadh, falou sobre a importância das atividades que foram realizadas durante todo o dia, com foco na eficácia de uma boa alimentação no combate ao diabetes.

Andréia Silva, coordenadora do Cadh | Foto: Ney SIlva / Acorda Cidade

“Tudo no intuito de sensibilizar a população acerca do diabetes, que hoje é um problema de saúde pública mundial, em que nosso país acomete aproximadamente 20 milhões de pessoas. Dentro do nosso centro, temos hoje 3.165 pessoas sendo acompanhadas, portadoras de diabetes e suas complicações. Então, é uma doença que pode ser evitada, e essa ação veio trazer a promoção e prevenção de saúde”, disse.

Andrea contou que os mais de três mil pacientes cadastrados têm uma rotina de, a cada três meses, retornar à unidade para serem atendidos por uma equipe multiprofissional, a fim de avaliar o estado de saúde de cada um deles. A coordenadora reforçou o quanto a alimentação representa um divisor de águas na vida de pacientes com a doença.

“Nós realizamos um rastreamento com a verificação da glicemia e uma avaliação clínica acerca dos riscos. Entregamos panfletos com informações sobre a questão da alimentação, com foco na alimentação in natura, para evitar os alimentos ultraprocessados, evitar os alimentos com alto teor de sódio, carboidratos simples, e optar por uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras, vegetais integrais, para que tenhamos uma melhor qualidade de vida”, disse Andrea.

Kathllyn Thaynara Cerqueira | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

A nutricionista Kathllyn Thaynara Cerqueira, que também estava participando da ação dando orientações, reforçou os cuidados alertados pela coordenação do Cadh. “A boa alimentação é fundamental para o controle do diabetes. Mantenha a alimentação adequada, com carboidratos, proteínas, gorduras. Quem tem diabetes não pode comer tudo, tem que ter uma alimentação controlada. Evitando ao máximo carboidrato simples, farinha, pães, biscoitos, beiju, açúcar, doces e lanches.”

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment