Mais de 254 mil títulos eleitorais são cancelados na Bahia por ausência em eleições

A Justiça Eleitoral cancelou 254.831 títulos de eleitor na Bahia por ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa nem pagamento das multas correspondentes. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e estão disponíveis no Portal de Estatísticas da instituição.

O maior número de cancelamentos foi registrado em Salvador, onde 58.945 eleitores tiveram seus documentos suspensos, tornando a capital o município com mais títulos cancelados no estado.

Os eleitores com pendências tiveram 60 dias, a partir de 20 de março de 2025, para regularizar sua situação e evitar o cancelamento automático. A suspensão dos títulos foi efetivada entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.

Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de votar, tirar passaporte, obter empréstimos em instituições públicas, tomar posse em concursos públicos, entre outras restrições legais.

A orientação da Justiça Eleitoral é que os eleitores consultem sua situação por meio do site [www.tse.jus.br]( ou pelo aplicativo e-Título, disponível para celulares.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment