O povo quer saber: cadê as atrações? Comerciantes cobram divulgação e prioridade no São João de São José – Acorda Cidade

Faltando menos de um mês para o tradicional São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, a ansiedade não está apenas no coração dos forrozeiros. Quem vive do comércio local também tem seus motivos para contar os dias. É que, até agora, as atrações da festa — que acontece entre 21 e 23 de junho — ainda não foram divulgadas pela Prefeitura, o que tem deixado os comerciantes apreensivos e ansiosos. Vale ressaltar que a estrutura da festa já está sendo montada.

Além da expectativa pela programação, outra pauta que mobiliza os barraqueiros da região é a prioridade para os trabalhadores locais na ocupação dos espaços de venda durante os festejos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Como já antecipou o portal Acorda Cidade, o São João de Feira segue acontecendo nos distritos, com cerca de 70 atrações previstas, entre bandas e cantores. Segundo Naron Vasconcelos, diretor do Departamento de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), aproximadamente 70% da grade será composta por artistas locais.

O povo quer saber: cadê as atrações?

O clima é de cobrança. Quem vive da festa quer respostas e rápido, como Ivandisson, comerciante do distrito.

“A gente sempre fica nessa berlinda, preocupado sem saber se vai vir atração boa pra cá, preocupado sem saber como é que vai ser a montagem das estruturas, porque sempre é feito com um certo atraso. Já começaram a montar o palco e tudo, mas a gente não sabe como é que vai ser o desenho da festa. Todas as prefeituras aqui da redondeza já divulgaram suas atrações e aqui até agora nada”, desabafou ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Ivandisson, no circuito da festa são aproximadamente 60 barracas, sem contar as que ficam de fora do evento.

“Os barraqueiros estão unidos pra tentar conversar com o pessoal da secretaria e fazer eles entenderem que o barraqueiro que tem prioridade é o barraqueiro do distrito. Que já trabalha aqui, quando o São João dá bom, quando dá ruim. É a gente que está aqui no sol, na chuva e que precisa nesse período tirar a nossa renda”, reforça Ivandisson.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Diego Santana, que trabalha vendendo drinks, também compartilha da mesma preocupação.

“Eu sou barraqueiro de capeta, nevada, caipirinha, todos os tipos de coquetel que a gente vende. No ano passado a festa foi um pouco fraca, a gente está nessa expectativa para esse próximo ano.”

João Barbosa, que vende lanches há anos na festa também afirmou que os vendedores não vão aceitar barraqueiros de fora.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Valtemir Braga, outro barraqueiro veterano, aponta a possibilidade de que o cadastramento das barracas seja feito apenas de forma online, assim como aconteceu na Micareta, incerteza que tem gerado preocupação entre os comerciantes do distrito.

Eles defendem que esse modelo não é justo para quem já trabalha há muitos anos na festa e depende desse período para garantir uma renda extra. A cobrança é para que a Prefeitura priorize os trabalhadores locais, que estão presentes todos os anos, independentemente do tamanho da festa ou das atrações.

“Eles querem fazer online. A gente trabalha aqui há muito tempo. Todo mundo tem seu lugarzinho bonitinho. São João ruim, São João bom, e aí não é justo eles chegarem aqui e fazerem isso aqui. A gente perder o que a gente já tem há anos”, reforçou.

O Acorda Cidade aguarda um posicionamento da Secel e foi informada que as atrações serão dovulgadas na próxima semana.

Sobre os critérios para o cadastramento, ainda não foi informado.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: São João de Feira 2025 acontece de 21 a 24 de junho com 70% de atrações locais; Prefeitura abre inscrições para artistas

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Fonte: Boca de Zero Nove

Mais Notícias

Leave a Comment