Braço forte, mão amiga
O desfile deste ano contou com a participação de cerca de 300 militares, 40 viaturas e muitos estudantes da rede pública de ensino. Somados às instituições do estado e município, pouco mais de 20 escolas participaram do ato cívico. Números impressionantes que garantem um show à parte para quem acordou bem cedo para garantir um lugar às margens da Avenida Presidente Dutra e conferir bem de perto o cortejo que exalta a soberania nacional e o sentimento de patriotismo.
O coronel Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria do exército brasileiro, em Feira de Santana, (35 BI), falou com exclusividade ao Acorda Cidade que o resultado do desfile é a soma de esforços de diversos segmentos da sociedade. O militar lembrou que a parceria com o corpo de bombeiros, a guarda municipal, as polícias militar, civil, rodoviária e penal, e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se esforçam para entregar o melhor para a população.
“Só o comparecimento da sociedade feirense aqui à Presidente Dutra já marca o sentimento de patriotismo e civismo que a população já possui. Só de acordar mais cedo, num domingo, e vir aqui prestigiar o desfile cívico militar, já transparece muito o sentimento de patriotismo que a nossa sociedade já tem”, disse.
“Nesses 203 anos da nossa independência, aqui em Feira de Santana, o nosso 35 BI vem participando da coordenação juntamente com órgãos de segurança pública, a prefeitura municipal, a guarda municipal, exatamente para a gente poder ter o melhor desfile cívico-militar e quem ganha realmente é a sociedade”, complementou o coronel.
O grande público
Quem decidiu conferir o desfile de 7 de setembro neste ano ficou impressionado com a quantidade de pessoas que compareceram à avenida Presidente Dutra para acompanhar o cortejo cívico. O Acorda Cidade apurou, durante o desfile, que um dos motivos que pode ter contribuído para a presença do grande público foi o fato de que, nesta edição, o feriado caiu justamente em um domingo, fator que pode ter contribuído para a realização de uma programação antecipada.
Andando pelo trecho do desfile na avenida, ficou fácil encontrar pontos de grande concentração de pessoas. Muitos deles, ansiosos para ver de perto o desfile por completo ou então alguma parte em especial. Espremendo-se entre a multidão ou procurando abrigo do sol, que nesta manhã de domingo apareceu de forma tímida, todo mundo queria ver de perto o desfile que celebra a libertação da nação Brasil.
“Todo ano a gente está aqui marcando presença com a família. É importante mostrar essa importância desse patriotismo civil. As diversas autoridades aqui presentes. É de suma importância. O que mais me chama atenção é o desfile da Polícia Militar. O pessoal faz um trabalho aqui em nossa cidade diferenciado”, disse o controlador de qualidade Wellington Oliveira.
“É muito gratificante trazer meus filhos, eles gostam muito de vir. O daqui mesmo é o terceiro ano dele aqui e ele fica muito feliz vendo os desfiles. É muito bom porque a gente vê que mantém as tradições, principalmente nessa data que é importante, que é a data da independência do Brasil”, disse Bianca Lima.
“Eu venho todo ano aqui. Eu moro no interior e moro aqui, fico lá e cá. Sou de Miguel Calmon, a melhor cidade da Bahia, mas venho sempre participar aqui, ver o desfile aqui em Feira de Santana. Onde eu moro é a terra que produz tudo que Juazeiro produz, nós temos orgulho de produzir também. Miguel Calmon na Bahia, bem próximo a Jacobina”, disse Antônio Carlos Miranda.
Confira aqui outras fotos do desfile
Esta matéria foi produzida com informações do repórter Ney Silva, do jornalista Kaio Vinícius e da assistente de estúdio Iara Oliveira, todos da equipe do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram
Fonte: Boca de Zero Nove